Google envia ‘multa’ por download pirata a cliente de sua internet rápida

 Em Notícias, Novidades, Tecnologia

O Google começou a enviar “multas” a clientes de seu serviço de internet rápida que baixarem conteúdos piratas, segundo informou nesta quarta-feira (20) o site “Torrent Freak”. Os consumidores são avisados por e-mail da cobrança extra, enviadas para selar um acordo com a empresa de entretenimento detentora dos direitos autorais da obra baixada.

Operando em apenas oito cidades dos Estados Unidos, o Google Fiber oferece velocidades de até 1 mil Megabytes por segundo (Mbps). Serviços de conexão à internet como o do Google viram alvo da indústria do entretenimento quando algum cliente baixa filmes, músicas ou outro conteúdo não oferecido por canais legais.

As indenizações são propostas por companhias como Rightscorp e CEG TEK. Elas são baseadas no Digital Milleniun Copyright Act, uma legislação dos EUA que protege os detentores de direitos autorais.

Variando entre US$ 20 e US$ 300, as multas geralmente não são repassadas por todos os provedores de conexão. Segundo o “Torrent Freak”, Verizon, AT&T e Comcast não fazem isso, mas o mesmo não ocorre com o Google Fiber.

Uma notificação do Google Fiber exibida pelo site mostra que o serviço chega a ameaçar suspender a conexão do usuário caso os downloads de conteúdo pirata continuem.

“Por favor, esteja ciente de que nossos Termos de Serviço proíbem o uso de sua conta do Google Fiber para atividades ilegais, incluindo infrações ao direito autoral. Repetidas violações aos nossos Termos de Serviço podem resultar em uma ação reparadora contra a sua conta Google Fiber, com até o possível encerramento do seu serviço”, escreve o Google.

Esse texto é enviado aos usuários autuados via e-mail, que é acompanhado de um anexo em que consta a notificação da empresa reclamante.

No documento, a empresa da indústria cinematográfica oferece ao consumidor um acordo para não levar a questão à Justiça. O Google não respondeu aos questionamentos do “Torrent Freak”.

Fonte – G1

Recommended Posts

Deixe um comentário