Codinome Carrizo: AMD lança sexta geração de APUs A-Series

 Em Novidades, Sem categoria

Entre os numerosos lançamentos que a Computex 2015 está trazendo há também novidades da AMD: a companhia aproveitou a feira para anunciar, oficialmente, os aguardados chips de codinome Carrizo, que correspondem à sexta geração de APUs A-Series.

AMD Carrizo

Relembrando, APU (Accelerated Processing Unit) é a denominação que a AMD adotou para identificar chips que concentram as funções de CPU e GPU. Essa proposta “dois em um” ajuda a reduzir custos, aspecto que denuncia qual o alvo principal dos novos chips: novamente, laptops de custo intermediário – sendo mais preciso, equipamentos que custam entre US$ 400 e US$ 700.

Para diferenciar as APUs Carrizo das gerações anteriores, a AMD trouxe uma série de recursos: doze unidades de computação (4 CPUs e 8 GPUs), decodificação via hardware de vídeos no codec HEVC H.265 (que suporta reproduções em 4K e 60 frames por segundo, por exemplo), suporte ao DirectX 12, compatibilidade com o HSA 1.0 (basicamente, uma tecnologia que permite que CPU e GPU trabalhem juntas no processamento de determinadas tarefas) e por aí vai.

Como o foco dos novos chips está nos computadores portáteis, a AMD também se preocupou com o consumo de energia. Em comparação com a geração anterior, as APUs Carrizo podem favorecer até o dobro de autonomia nas baterias.

AMD Carrizo

O Mérito está, em parte, nos núcleos Excavator, que continuam tendo processo de fabricação de 28 nanômetros, mas possuem uma estrutura interna que, entre outras vantagens, ajuda a melhorar a eficiência energética.

Segundo a AMD, os primeiros computadores equipados com as novas APUs (linhas A8, A10 e FX) devem chegar no próximo trimestre. Dell, HP, Asus e Lenovo estão entre os fabricantes que prometem lançar produtos baseados nesses chips.

Codinome Carrizo: AMD lança sexta geração de APUs A-Series



Postagens recentes

Deixe um comentário